terça-feira, 8 de dezembro de 2009

+ Meca Museun

























Percebo realmente que estou ficando velho , acreditem se quiserem , essa semana apareceu meu Primeiro fio de cabelo branco. Além disso, gosto de contar as coisas nos mínimos detalhes, entao meus textos acabam saindo grandes e um pouco desinteressantes, mas vamos lá:
Saímos umas 9 horas no sábado e fomos no museu da Mercedes, chegamos la dessa vez com o GPS do Cello, a Ana Maria nao estava muito disposta.
Nao foi preciso parar em estacionamento, o valor da entrada é o mesmo da Porsche 8€, mas as diferencas param por ai.
O audio era de graca, é um fone de ouvido com um aparelho tipo um controle remoto que ao ser acionado perto de alguma peca do museu, conta história da peca, o que estava acontecendo no mundo na época e outro audio com uma explicacao para criancas.
Bom, logo na entrada da exposicao, a primeira coisa que aparece é um cavalo empalhado, que era o meio de transporte individual a 130 anos atras.
Apartir daí comeca a história, imediatamente notamos a importancia dessa empresa para o mundo e como tudo mudou depois deles.
A importancia do museu se da pelo fato de que a empresa que chamamos hj de Mercedes Benz foi a originaria do automóvel e praticamente tudo que foi desenvolvido desde entao.
Mostra desde 1880 tudo que foi construído e todos os acontecimentos históricos no mundo, que com certeza o automóvel fez de alguma forma parte dessa evolucao, seja na velocidade da comunicacao ou no próprio lazer, fazendo com que as pessoas se interessasem e tivessem a oportunidade de conhecer outros lugares, fora a economia que foi gerada com essa "invencao".

Karl Benz e Daimler foram dois criadores que fizeram individualmente os primeiros veículos motorizados, praticamente ao mesmo tempo, em lugares muito próximos e sem se conhecerem, Se eu nao me engano se encontraram uma vez muito tempo depois em uma festa . Um pensava mais em automóveis, o outro ja gostava de desenvolver o transporte, desde de trens, barcos até avioes (por isso a estrela de tres pontas). O museu mostra toda essa evolucao, contando a história de cada um e depois a criacao da Mercedes Benz, através de pecas, fotografias, veículos e gravacoes.Só mais um pouco de história, como muitos devem saber, o nome Mercedes foi uma homenagem a filha de um da empresa, ele era responsavel pela venda dos veículos na Europa se nao me engano e "pediu" para colocarem o nome da filha em um dos carros.
O Museu é muito rico em detalhes, de todos os tipos, arquitetura, fotografias, veículos, brinquedos, dezenas de vídeos contando os acontecimentos no mundo em diversas épocas, etc..
Como foram eles que criaram o automóvel em si, eles foram responsaveis por criar diversos componentes e cada um tem sua história. Alguns sao meios óbvios, do tipo para lama, alguém ia inventar, o volante, poderia ser diferente...mas é interessante e até hoje a empresa é pioneira em diversos sistemas, assim como o ABS que foi criado a quase 40 anos atrás com a Bosch. É interessante pensar que o que iremos fazer no Brasil em 2014 de tornar popular o sistema a todos, foi feito pela empresa aqui a pelo menos 30 anos atras.
Muito interessante também é a forma de teste de veículos a 50 anos atras, os esquipamentos de aquisicao de dados eram tao grandes que era necessario um carro só para isso, seguia o protótipo levando todos os cabos e equipamentos.

Quanto aos carros, nao gosto muito de veículos antes da decada de 50, mas confesso que é impossível nao admirá-los. Mas acho q fora os asa de gaivotas que ja postei as fotos e alguns modelos cupes , o que mais me simpatizo é o modelo 190, da década de 80.
Saio desse museu, mais uma vez com um sentimento diferente sobre a marca e com respeito maior pelo seus feitos e sua importanica.
Mas tenho a certeza para quem é fa da marca, um final de semana é pouco para ver tudo, entao Affonso, qdo vier ,pode separar um bom tempo para poder ver tudo.
Quem souber mais detalhes da história posta aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário