





foi nitidamente pintada a porta
texto de 2009
Apesar de estar aqui a um mes , ainda me impressiono com os Porsches, sempre torco o pescoco qdo vejo um na rua ( q tem de porrada) e abaixo a janela para ouvir a melodia do motor. Gostaria de ter alugado um, mas ainda nao foi dessa vez. Uma coisa que me decepcionei foi a falta de carros antigos nas ruas. Pode ser pelo fato de ser inverno e eles devem estar bem protegidos, mas acredito que seja por causa das leis de poluicao e o incentivo a comprar um novo. Pois é difícil até de ver um Trabant por Frankfurt.
O engracado é que a maioria dos engenheiros de teste que conversei falavam que nao vale apena compar um carro zero, pagasse muito dinheiro oferecendo coisas que nao sao fundamentais, pois os carros usados deles alem da qualidade do produto , possuem um estado de conservacao muito bom.
Mas espero que nao sejam todos que tenham esse pensamento que eu compartilho mesmo no Brasil, ou se nao napo teremos emprego, ja que dependemos de projetos novos, mas continuo achando que o Lada é o melhor custo benefício do Brasil.
Na empresa pude ver diversos protótipos de carros novos, da Mercedes, Porsche, BMW....vi na pista de teste e na oficina a nova sls (asa de Gaivota), realmente impressionante.
Mas cotinuo gostando doss carros mais velhinhos.
Meu carro preferido na Alemanha foi o BMW série 3 (do 316 ao 325) da decada de 80. Principalmente o Cabrio, acho que até entao só tinha visto o carro em revista, nao vi tantos assim na rua, mas me apaixonei pelos que vi.
E para o meu deleite o carro é super barato aqui.
Na suécia como era de se esperar tem bastante Volvo e alguns Saab.
Mas o que a molecada nova gosta é mercedes, é engracado pois essa regiao da europa os caras sao famosos pelos ralis de velocidades, onde marcas como Subaru, Mitsunishi, se destacam, mas nao, os jovens andam de Meca da decada de 80/90, série E, com rodao.
Dirigindo nas estradas pude perceber por que os Volvos sao carros tao seguros. As condicoes aqui, mudam de uma hora para outra. Na mesma pista voce encontra diversas situacoes diferentes, de gelo para neve, para µ split para outro tipo de neve...e cada uma delas o carro tem um comportamento diferente ora sai de frente ora sai de traseira.
Entendo por que os melhores pilotos vem de paises como a Finlandia, como o pessoal de rally, a todo momento voce guia em limites do carro. Alias os engenheiros, com toda a razao gostam de carros com tracao traseira e eles sabem por que. Aliás é engracado, pois até a esposa do Andreas quando estavamos tomando café sabe o que significa oversteering. Se perguntar para um cara no sexto ano de automobilística na Fei o que é sobreestercante ele nao vai saber.
Esses caras inventeram o carro e continuam sabendo como deve ser um.
Nao é atoa que um Lada como o excelente 2105 aqui vale mais do que o Kadett do mesmo ano ( viu Busch, eles sabem o verdadeiro valor dos carros).