terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Comida



Acho que nao havia comentado ainda sobre a comida.
Na Alemanha tive uma impressao positiva, esperava sabores mais fortes e menos convidativos.
Os pratos, como sabemos, sao basedos na batata, mas posso afirmar que eles sabem o que fazer com elas, todo o tipo de batata: cozida, assada, frita, pode ser meio enjoativo, mas gostei. Se pensarmos bem, no Brasil é a mesma coisa com o arroz e feijao, aposto que um extrangeiro que passar um mes em terras tupiniquins vai falar - De novo arroz e feijao?
A carne é um pouco diferente mas gostosa também. Só achei que eles exageram um pouco no tempero, normalmente é salgado e picante.
Ja na Suécia nao, a comida do Laponia (90% da cidade almocava la) nao era tao diferente, mas nao tinha excesso de sal ou tempero, para isso vc adicionava cremes , assim como no Brasil.
Um dia fu ialmocar com um Almeao da empresa e ele me disse - o q vc acha da comida?
Primeiro me surprendi pelo fato dele falar ingles comigo, Raramente os caras chamam para almocar, sempre vao no mesmo grupo e nao falam uma palavra sequer em ingles, conversam o almoco inteiro em alemao. No Brasil qdo vc vai almocar com um extrangeiro, mesmo que esteja todo mundo falando em portugues, uma hora ou outra alguem fala para a pessoa em ingles sobre o que os outros estao falando. Os Hungaros faziam isso as vezes também.
Mas ok, no final das contas eu respondi que gostava da comida. Para ele nao tinha gosto. Entao eu que era o novato ali, falei que para isso vc tem os molhos e ele entendeu.
Na suécia tem bastante peixe e salmao é praga, eles também sabem muito bem o que fazer com essa carne rosada.
Ah, caviar é mais barato que margarina, só nao achei manteiga, entao como uma das poucas frescuras que tenho é nao gostar de margarina, fiquei com o caviar.
De qualquer forma tive uma impressao positiva quanto a comida e as pessoas, os Suecos parecem mais prestativos e abertos, mas os Alemaes me trataram muito bem e fiz boas amizades, me pareceram bem sarristas também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário