Desde crianca, tenho interesse por carros.
Queria saber como funciona a industria automobilistica e como se "cria" um carro.
Hoje sei que se desenvolve e o que se "cria" sao animais, nao carros.
Com essa onda de Recall, é interessante tentar entender como se desenvolve carros e por que apesar de tanta tecnologia, ocorrem esses recalls.
Segundo um amigo Tabajaralandes, é assim que funciona na Compania de Veículos Tabajara na Tabajaland .
A primeira parte do projeto é mais secreta, de responsabilidade dos executivos, que determinam a estratégia e portfólio da empresa.
Alguém desses níveis ( que normalmente nao conhece nada de automóvel, muito menos de engenharia, mesmo podendo ser um engenheiro), "descobre" que existe um nicho de mercado que a empresa ainda nao participa.
"No ano passado foram vendidas 1 milhao e 230 mil motos CG, 150 cc na Tabajaraland".
Entao a empresa encherga uma boa oportunidade e resolve fazer uma clínica com potenciais consumidores.
Usuarios comuns que também nao conhecem nada de carros e muito menos de engenharia. Mostram algumas propostas para essas pessoas e recebem informacoes do que seria aceito pelo mercado.
-Pelo menos é o que dizem que fazem. Entao meia duzia de leigos seria responsavel em informar a montadora o que essa deve fazer ao mercado.
Mas ok. Apartir daí, definesse o Escopo do projeto.
Pegar duas motos CG e fazer um carro.
Depois de 48 reunioes, em uma sexta feira de carnaval, com 57 diretores do auto escalao, as 2 horas da manha, para ser possivel a participacao via conference call de outros importantes diretores Norte Americanos e Coreanos, o projeto é aprovado.
Com o projeto aprovado, faz se mais 58 reuniaoes para deteminar o nome do projeto, nao do carro , do projeto. que sera como sempre: "Low-Cost".
Precisa ser definido agora o Budjet.
O Budjet do projeto é onde se determina, "grosseiramente", quais serao os componentes usados no carro. O que podera ser usado de projetos existentes e o que tera de ser desenvolvido novo. Assim como o tempo para desenvolver cada sistema e quanto ira custar o projeto.
Bom, essa é a fase que acredito ser a mais importante, pois sera "lei" o que podera ser feito no projeto e onde o dinheiro vai ser gasto.
Normalmente é de responsabilidade de engenheiros, mas que trabalham mais como administradores.
O Budjet é definidao em uma reuniao de cafezinho.
Define-se pegar dois chassis de cg, fazer uma solda, "cobrir" com uma carroceria existente, com apenas alguns face lifts .
Para esse mercado, poderia ser vendido a 10 mil UTV (Unidade Tabajara de valor), que esta cotado hoje á exatamente 1 Real.
Bom, esse é o target do Projeto. Definido o que sera novo e o que sera usado existente, o projeto vai para engenharia "desenvolver".
Os engenheiros recebem o projeto e nao acreditam. Mas, tem que trabalhar para tornar possivel, pois esse é o trabalho deles.
Mas haviam inumeros problemas, a suspensao nao era compativel com os requerimentos da montadora, a transmissao nao passava nos rigorosos testes, o espaco interno era prejudicado pela definicao do ponto H, os 32 porta trecos que eram exigidos nao cabiam no carro...
Gastou se milhoes para desenvolver outros componentes que farao matching com o chassi. Mas tudo bem, estaria economizando uma grana no desenvolvimento de um novo chassi de cg. Alguém disse que é muito caro desenvolver um novo, e afinal, estavam usando dois em cada carro.
3 anos depois, após 130,567 mil horas de engenharia gastas, com 239,87mil horas de analise virtuais, elementos finitos...... "percebem" que a solda dos dois chassis nao vai aguentar.
O caos, mais 127 reunioes em 2 semanas. Entao alguém da diretoria tem a brilhante idéia .
Ao invés de usar dois chassis, usar apenas um em diagonal. Só que agora o projeto tem apenas mais um ano e tudo que foi desenvolvido anteriormente esta praticamente perdido.
Mas tudo bem, os engenheiros estao la para isso.
Mas a Tabajara compania de motores tem um grupo eficiente de desenvolvimento em reducao de custo, e alguém desse grupo percebe que retirando duas rodas do carro em diagonal, o veículo ele ainda continua em "pé".
Ta certo que nao sera muito bom em curvas, mas esta la, em pézinho .
Fazem outra clínica, com apenas duas rodas, pintam o carro de rosa choque e chamam a cor de entardecer rosado no sul do afeganistao.
Nenhum potencial comprador reparou que faltavam duas rodas.
Quem teve a idéia foi promovido, saiu todo orgulhoso dizendo que ele fez o carro inteiro e economizou-se mais 5 centavos por carro.
- 5 centavos? alguém vai perguntar.
- Mas nao sao duas rodas?
É, só que a montadora paga para o fornecedor apenas 1 centavo por pneu e 1 centavo por roda, o fornecedor ganha mais no mercado de reposicao..
-Entao nao seriam 4 centavos?
Ah, mas ninguém trabalha de graca. E as horas de engenharia para desenvolver essas duas rodas, que suportarao mais peso agora?
Ela paga +1 centavo pelo projeto.
-Ah, bom.
Entao, no último mes, deifine-se pelo pessoal de marketing, qual sera o nome do carro e o preco final para o consumidor.
Ao ver o carro, o pessoal de marketing descobre que ele ficou mais alto do que deveria, pois as duas rodas tiveram que ser maiores, para suportar o peso.
Entao decidem coloca-lo em outro nixo de mercado, pois afinal ele parecia um "off-road" e tabajaralandeses pagam pelo menos 40 mil para carros desse tipo.
Mas motos tem duas rodas e sao mais esportivas.
Entao será um Utilitário Esportivo e tera um adesivo 4WD.
-Mas o adesivo nao é para carros com tracao nas 4 rodas, 4 wheel drive?
Mas esse significa 4 weekend days.
-Mas nao faz sentido.
É nao faz, mas fica bonito, as pessoas gostam.
Ah, como agora será um SUV custara 50 mil.
Afinal a empresa esta precisando de dinheiro, lancou o balancete do ano e esta em déficit de 579 Bilhoes de UTV e devendo outros bilhoes a fornecedores.
Dois meses depois do lancamento o carro sofreu um Recall, uma solda no chassis.
-Ué, mas nao tinham tirado a solda do chassi?
Mas o pessoal da linha de producao teve que colocar o espelho retovisor e resolveram soldar. Pode escapar o espelhinho e o proprietário vai ter 7 anos de azar, fizeram o Recall.
A peca é a mesma usada no fusca e é comum em todos os carros da montadora, será um recall monstro.
Mas isso nao tem nada a ver com nossa realidade, só acontece na Tabajaraland.
Alguém tem alguma idéia de nome para esse carro?
Ondeuvoupaipai...
ResponderExcluirOu melhor OVP
Marilia
OVP
ResponderExcluirO que voce acha Fá
Beijossss
Hehehe, boa idéia Ma.
ResponderExcluirmas me parece alguma coisa de extra terrestre, Òvine, sei la....
Bjs
aeeeee...poe "four fun"!!!
ResponderExcluirabrasss Ricardo Sagres
gde abrasss
vou qrer minha porcentagem gostei da idéia de cobrar dos alemães...rsss
caramba revirando o baú cheio de teia de aranha da minha mente meio embassada, lembrei de um nome...acho q vc lembra já q vc msm q batizou...
ResponderExcluir...NESCO,ou nééééésco, lembra???
Hehehe, ja havia esquecido do Neéeeeeeeesco.
ResponderExcluirO Fiatóla.
Esses dias estava lembrando quando fomos dar uma volta de Brasa, com tudo alagado na cidade. Entrava mais agua dentro do carro do que nas pessoas que tentavamos molhar na calcada.
Abraco
FM